terça-feira, 28 de outubro de 2014

Apontamento: Conversa com o professor Bernard Charlot



Apontamento: Conversa com o professor Bernard Charlot. 



No dia 03 de outubro de 2014, a convite do professor doutor Mauro Betti, o professor e pesquisador Bernard Charlot esteve junto aos alunos do Programa de Pós Graduação em Educação em um momento de conversa e de troca de ideias sobre os problemas enfrentados pelo professor ao longo de sua carreira. Foram discutidos assuntos relevantes acerca do caráter pedagógico de pensamento, bem, como a prática pedagógica na contemporaneidade baseando-se numa concepção social da infância na educação.
Segundo Charlot a educação não tem sido pensada a partir da criança, mas sim a criança é que tem sido pensada a partir da educação. Neste sentido, a educação tem elaborado uma representação de criança e infância a partir de sua natureza e cultura, portanto, a ideia de infância esta carregada de significações ideológicas. Para o adulto a criança é um ser inacabado, e seu desenvolvimento cultural se condiciona através de suas possibilidades de natureza humana.
Na pedagogia tradicional, a criança não possui ainda uma natureza específica, ou seja, nem “boa, nem “má”, podendo esta ser corrompida. Nesse ponto, a educação consiste em disciplinar a criança, incumbindo-lhe regras. Para a pedagogia nova faz-se necessário respeitar a dignidade da criança, ao não-acabamento da pedagogia tradicional, a pedagogia nova designa o nome de desenvolvimento, ou seja, a criança desenvolve em vias de caminhos próprios aquilo que ela deve vir a ser. Em níveis educacionais cabe ao adulto educar a criança levando em consideração suas especificidades da infância, suas necessidades e seus interesses naturais.

Por Taisa Andrade de Souza Silva Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.