terça-feira, 21 de outubro de 2014

conversa com Bernard Charlot

A conversa com Bernard Charlot nos possibilitou uma compreensão mais ampla do texto “A mistificação pedagógica” discutido nas aulas e, a partir das perguntas colocadas por alguns colegas, permitiu fazer uma interlocução com outras questões como a semiótica e a teoria da atividade, enfatizando que o sentido e o desejo na busca do saber são elementos importantes para que se encontrem novas possibilidades de aprender para os alunos, tão necessárias nas escolas do presente.
Charlot nos chamou a atenção para o fato de que a democratização do ensino não garantiu o sucesso na educação para todos. Na sua reflexão, as desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira continuam sendo fator importante no fracasso escolar.
E pensar que o uso de tecnologias vai resolver esse problema ou da deficiência no processo ensino-aprendizagem é uma mistificação pedagógica. O advento de novos recursos tecnológicos, bem como o acesso a eles pelos alunos nas escolas públicas é um importante aliado para a busca de informações, contudo, isso não vai resolver o problema das escolas e da educação. Nesse sentido, Charlot ressaltou que não se pode pensar a educação sem levantar a questão da desigualdade social e suas implicações na mesma, pois não há neutralidade nesse processo. A naturalização da presença da escola dual (uma para as camadas populares e outra para os que detêm maior poder aquisitivo) é uma referência dessa implicação.

Enfim, a conversa com Bernard Charlot foi um convite a refletir sobre a educação e os  desafios presentes na escola de hoje.

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