quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Comentário sobre o encontro com B. Charlort

        Este comentário trata da questão formulada por mim e da resposta dada por B. Charlot em relação ao ensino de Ciências, penso que a discussão é fecunda tanto para pensar a aprendizagem no campo a que me referi (Ciências Naturais nos anos iniciais do E.F) bem como, em outros nichos de conhecimento.
        Ao ser questionado sobre os processos que a escola têm pensado enquanto caminhos mais promissores para o desenvolvimento da aprendizagem de Ciências Naturais nos anos iniciais Charlot levantou algumas nuances segundo ele fundamentais para pensar a aprendizagem de Ciências. Não estão na ordem da sua fala, mas foram as seguintes: 'a importância da pergunta no ensino'; 'o encadeamento de ideias' 'situações para pensar'.  
         Segundo Charlot as nossas práticas estão envolvidas da transmissão de respostas para perguntas que nem mesmo foram feitas pelos estudantes, daí "a importância da pergunta", ele lembra o que Bachelard apontou a muito "Todo conhecimento é resposta a uma questão" sendo assim, o papel do professor é propor mais "situações para pensar", onde os estudantes sintam-se estimulados a fazer perguntas e buscar respostas e assim produzir conhecimento. Para ele a sequência ideal do ensino deve propor "o encadeamento de ideias" isto é o conhecimento como um sistema amplo onde desdobram-se sempre outras questões.  
           Por fim posso afirmar que o debate foi interessante e contribuiu - ao menos na minha percepção - para a reflexão sobre o saber e o conhecimento científico operado na escola, processo que muitas vezes conduz a um mascaramento social, científico e pedagógico. 

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