quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Comentários sobre "A Conversa com Bernard Charlot"



O Professor Charlot, em um primeiro apontamento marcante da discussão aborda as diferenças entre as escolas públicas e particulares, quer seja sob a ótica da pedagogia tradicional ou da pedagogia nova, que consideram os alunos que as compõem como se as suas bases de conhecimentos e bases sociais fossem as mesmas, salientando que há desigualdades sociais a serem consideradas. A partir destas diferenças, baseado no conceito de Marx, aborda a ideologia na educação como um sistema que mostra e/ou expressa a realidade, ao mesmo tempo que disfarça tal realidade, pois, muitos dizem o que acham, mas acham de acordo com o contexto em que vivem.
Faz referencia ao termo "disciplina" na pedagogia tradicional, não só como o ato de ser comportado, mas também quanto as práticas impostas ao indivíduo de repetir atividades, a fim de disciplina-lo, acrescentando a isso, o fato do ensino ser realizado em um espaço e tempo bem definido, onde as atividades são divididas para serem executadas e praticadas constantemente. Ressalta que há casos onde se diz praticar a pedagogia nova mas, o que se faz na verdade, é a prática tradicional.
Ao tratar da igualdade de oportunidades, pode-se supor que o indivíduo vai à escola para conseguir um diploma. Desta forma, a cultura escolar ampara-se nos moldes da classe dominante, pois, todo aquele que vai à escola tem a oportunidade de um futuro melhor. Questiona, no entanto, se existe a igualdade de chances. Se existem, de fato, por que então os resultados são desiguais? Será por que alguns são mais inteligentes ou aptos do que os outros?
Quanto ao fracasso escolar, cita o uso da tecnologia como possibilidade de ser um aliado, mas nunca uma solução. Se for utilizada como uma forma de mediar os problemas de aprendizagem pode contribuir para superar as desigualdades no ambiente escolar de tal forma que o aluno possa apropriar-se do saber, desde que esteja ele motivado em um processo de aprendizagem que seja significativo.

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