terça-feira, 7 de outubro de 2014

Elaborações em processo

Elaborações em processo
Vera Luísa de Sousa
Pensando nas discussões entabuladas durante as aulas percebo que algumas expressões e elaborações ficaram muito marcadas em mim, particularmente o destaque que o Professor Mauro deu à atenção que o pesquisador deve despender ao advérbio ENTRE nas suas análises e ao fato de sermos seres 100% individuais e 100% sociais. Creio que fui afetada em maior grau por essas considerações pela particularidade do meu estudo. Trabalharei com histórias de vida de professoras formadoras de professores o que implica no que se pode chamar de ‘escavação’ das inúmeras ‘camadas’ que compõem suas vidas e aqui me vem a figura das falésias de que o Professor falava em um dos primeiros encontros. As falésias, assim como nossas vidas, vão se formando em camadas que dizem muito, no primeiro caso, sobre a geomorfologia, sobre o clima e as características do lugar onde se formam e, no caso das vidas, as camadas ou as vivências/experiências sofridas pelas pessoas também dizem muito a respeito delas e do mundo ao seu redor. De modo que, ao olhar para as tais camadas que formam as vidas das professoras, deverei estar atenta para o que está ENTRE elas porque é na relação e na interação entre exterioridades e internalidades que cada um de nós se forma e se (trans)forma. É o mundo, matriz de todos os signos, agindo sobre nós, produtores dos significados. Assim, nossas vidas vão sendo escritas a partir dos estímulos multissensoriais que nos afetam e nos levam a estabelecer relações interpretantes que vão se consolidar ou não como aprendizagens ou modificação de nossas condutas.

Essas observações que ora compartilho são muito tateantes, diria até que são constrangedoramente primárias, porém, são elementos que estão me ajudando a pensar formas e abordagens para a efetivação do meu estudo. Preciso ainda de muitas leituras e reflexões para encontrar caminhos que me permitam estar alerta e sensível para perceber, captar e compreender o tortuoso caminho percorrido na construção do conhecimento e da vida mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.